O período para as inscrições Enem 2021 foi aberto nesta quarta-feira, 30 de junho, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser pago até o dia 19 de julho de 2021.
A novidade do Enem 2021 é que as versões das provas impressas e digitais vão ser aplicadas nos mesmos dias, previstos para 21 e 28 de novembro deste ano. As perguntas também serão iguais, com objetivo de agilizar o planejamento do caderno de questões.
Inscrições Enem 2021: prazo é aberto
As inscrições Enem 2021 já estão abertas e serão aceitas até a data prevista de 14 de julho de 2021. Não perca o prazo!
Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante, junto ao site do INEP. O pagamento da taxa deve ser feito por aqueles que não estão isentos, especificamente por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança.
Como fazer inscrição no Enem 2021?
Para realizar a inscrição Enem 2021, o interessado precisa acessar a Página do Participante, informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, no sentido de não inviabilizar a correspondência entre as informações.
No momento da inscrição, o participante deve escolher o modelo de prova que deseja realizar (impressa ou digital). É importante lembrar que a versão digital do Enem tem número de vagas limitadas e é exclusiva para quem já concluiu o ensino médio ou concluirá a etapa educacional em 2021.
Além disso, os participantes que precisarem de atendimento devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. Verifique todas as condições em que é possível solicitar atendimento no site do Governo Federal.
Site do Enem 2021 apresenta instabilidade
Na manhã desta quarta-feira, 30 de junho de 2021, primeiro dia para solicitar participação no Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes reclamaram de instabilidade no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O assunto chegou a ser um dos mais comentados no Twitter. Em seu perfil, o INEP divulgou um comunicado: “os trabalhos estão sendo realizados para proporcionar segurança, conforto e acessibilidade para os milhões de participantes”.
Prazo para pedir isenção já terminou
Os pedidos de isenção foram aceitos entre os dias 17 e 28 de maio, especificamente por meio do portal do Inep. Dentro do mesmo período, aqueles que faltaram à última edição do Enem também puderam informar o motivo da ausência.
Para pedir isenção no Enem 2021, os estudantes deviam cumprir algum dos seguintes critérios:
- Estar cursando a última série do ensino médio em 2021 (escola da rede pública de ensino);
- Ter cursado todo o nível médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em instituição privada de ensino. Também era necessário comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Ser membro de família com baixa renda, desde que a unidade familiar esteja inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Ministro vai pedir acesso ao Enem para evitar questões “ideológicas”
Com objetivo de garantir questões mais técnicas e menos “ideológicas”, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que pedirá acesso ao Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio).
A afirmação foi feita durante entrevista para a analista Renata Agostini, da CNN, onde o ministro avaliou que as temáticas mais “subjetivas” devem ser destinadas para a etapa de redação.