O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dá aumento de 25% no valor do benefício de trabalhadores aposentados que precisam de ajuda para realizar atividades básicas. O auxílio-cuidador para pensionista é pago pelo INSS para quem precisou se aposentar por incapacidade permanente. Sendo assim, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), quem ficou inválido após parar de trabalhar não tem o direito ao acréscimo.
A quantia deve ser solicitada quando o trabalhador precisar de assistência permanente de um parente ou acompanhante para atividades comuns do dia a dia. Para conseguir o aumento na aposentadoria, é necessário fazer a solicitação por telefone, site ou app do INSS e passar por perícia médica comprovando a situação. A avaliação é realizada pelo próprio Instituto em uma de suas unidades.
Doenças que dão direito ao auxílio-cuidador do INSS
Os 25% do auxílio-cuidador para pensionista são pagos àqueles que tiverem solicitado a aposentadoria por invalidez, considerando uma das situações abaixo:
- Cegueira total;
- Perda de nove ou mais dedos das mãos;
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade de pensamento, de raciocínio e de tomar decisões em situações cotidianas;
- Doença que deixe a pessoa acamada;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Se o segurado tiver outra incapacidade, o requerimento do benefício deve ser feito diretamente no aplicativo Meu INSS, com o envio de laudos e atestados médicos devidamente assinados, comprovando a invalidez.
Como solicitar o auxílio-cuidador para pensionista do INSS?
O acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez é, normalmente, realizado por meio do Meu INSS. Se você tem direito ao benefício, o requerimento do auxílio-cuidador para pensionista do INSS deve ser feito da seguinte maneira:
- Entrar no site ou app do Meu INSS com CPF e senha;
- Clicar em “Agendar Perícia”;
- Selecionar o tipo de perícia que será feita: inicial, de prorrogação, remarcar perícia ou presencial por indicação médica;
- Selecionar agência, dia e horário para a perícia médica.
Você pode acompanhar o processo e os resultados por meio do link “Agendamentos /Solicitações” para saber se o seu auxílio-cuidador já foi aprovado. Também é possível fazer o agendamento pelo telefone 135.