A Dataprev informou que 106 mil pessoas tiveram o auxílio emergencial aprovado neste mês de junho, com direito ao pagamento das três parcelas de uma vez só. De acordo com o órgão, outras duas mil solicitações serão reanalisadas de forma detalhada. Quem teve o benefício negado poderá contestar o resultado no site da Dataprev até dia 03 de julho (sábado).
“Temos realizado uma operação abrangente, no sentido de que o auxílio emergencial seja pago à população mais vulnerável do país, e muito criteriosa, para evitar fraudes e repasses indevidos”, disse o ministro da Cidadania, João Roma. Interessados em saber qual é o status do benefício podem consultar diretamente no site do Ministério da Cidadania.
Segundo o calendário de pagamentos, nascidos entre janeiro e julho receberam os valores das três parcelas na última sexta-feira (25/06). Nos dias 26, 27 e 29 de junho, foram depositadas as quantias para aniversariantes dos meses de agosto, setembro e outubro respectivamente. Nesta quarta-feira (30/06), os pagamentos serão realizados para quem nasceu nos meses de novembro e dezembro.
Auxílio emergencial aprovado: como conseguir ser incluído entre os beneficiários?
Existem situações específicas que possibilitam a contestação, por exemplo, no caso de cadastro desatualizado ou informações que precisam ser corrigidas. É necessário estar dentro dos requisitos listados na MP 1.039 para ter o auxílio emergencial aprovado. Sendo assim, você deve verificar se tem o direito às parcelas ou se foi considerado inelegível por estar fora das regras.
Para contestar o benefício negado, é preciso seguir os passos:
- Acessar o site da Dataprev até o dia 03 de junho de 2021;
- Conferir se a reanálise está disponível para você;
- Clicar em “solicitar contestação”;
- Confirmar o pedido.
Então, o seu cadastro será enviado para uma nova avaliação de elegibilidade.
Saiba como consultar o saldo do auxílio emergencial
Quem já teve o auxílio emergencial aprovado e quer saber quanto do benefício ainda está disponível pode fazer isso pelo site da Dataprev. Basta acessar o portal e informar CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Quando a página carregar, você poderá ver como está o saldo.
Essa verificação também é possível de ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem. Ao acessar sua conta no app, vá em “mostrar saldo”, no canto superior da tela. O número mostrado é a quantia que você ainda possui. Por essa plataforma digital, os beneficiários podem ainda verificar todas as movimentações de valores na opção “extrato”.