O Banco Central vem estudando a possibilidade de criar o cartão Pix para a realização de transferências offline. Até o momento, a plataforma do BC só oferece a opção de pagamentos via internet.
Durante um seminário sobre moedas digitais, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a novidade deve chegar em breve. “Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando voltar para o mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta”, disse o presidente.
Cartão Pix para transações ‘offline’
De acordo com Campos Neto, o Banco Central estuda três possibilidades para a realização da transferência sem utilizar internet. A mais plausível até aqui é uma espécie de cartão de aproximação, semelhante ao que é utilizado em linhas de ônibus em várias cidades do país. O presidente afirmou que o cartão físico do Pix será seguro e utilizará tecnologia de ponta.
“Basicamente em algum momento vai ter um cartão Pix. Você vai aproximar do seu celular, você vai transferir dinheiro online pro offline no cartão. Vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia super segura”, comentou.
Apesar de apresentar a possibilidade, Campos Neto não deu mais informações sobre como o Banco Central poderá disponibilizar o serviço aos consumidores. Também não foi falado sobre possíveis custos do cartão Pix e nem detalhes sobres as outras duas opções estudadas.
Pix no Caixa Tem: como funciona?
O Caixa Tem possui diversas formas de transferência e pagamentos; uma delas, o Pix. Para utilizar a ferramenta, existem duas modalidades: QR Code ou a chave Pix. Portanto, a seguir detalhamos o passo a passo das duas formas:
Pagamento com chave Pix
- Acesse o aplicativo do Caixa Tem;
- Na parte inicial, vá em Pix;
- Em seguida, clique em “pagar”;
- Clique na opção de pagar com chave Pix;
- Coloque qual tipo de chave irá utilizar (e-mail, telefone, aleatória ou CPF/CNPJ);
- Informe o dado da chave PIX e o valor a ser transferido;
- Uma tela com os dados do pagamento irá aparecer. Confira e depois clique em “Sim, digitar senha”;
- Digite sua senha do Caixa Tem.
Se tudo der certo, o Pix será realizado com sucesso e você receberá um comprovante.
PIX com QR Code
- Acesse o aplicativo do Caixa Tem;
- Na parte inicial, vá em Pix;
- Aperte em “pagar”;
- Depois, clique em QR Code;
- Aponte a câmera do seu celular para o quadrado do QR Code;
- Se houve leitura do QR Code, uma página será aberta com os dados;
- Verifique as informações e clique em “Sim, digitar senha”;
- Em seguida, digite a senha do Caixa Tem;
- Pronto. O seu comprovante será liberado.
Bug do Pix em dobro; entenda o novo golpe
Com a popularidade do Pix, o número de golpes vem aumentando. Um dos mais recentes e que vem se tornando comum é o do Pix em dobro. Nele, criminosos tentam convencer as pessoas de que há um bug ou erro no sistema financeiro, permitindo que o dinheiro fosse dobrado dentro da plataforma.
Mensagens do tipo são encaminhadas via Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Quando a vítima passa a ter interesse na proposta, o golpista afirma que o Pix em dobro só funciona em algumas chaves, sendo necessário transferir o dinheiro para elas.
Como o bug não existe, a pessoa acaba transferindo o recurso para conta do criminoso de forma imediata e sem a opção de ter o valor de volta. Depois que verifica que o dinheiro caiu, o golpista não fala mais com a vítima e só assim ela percebe que caiu em um esquema.
Para tentar convencer suas vítimas, criminosos estão até divulgando vídeos falsos nos quais a prática do Pix em dobro daria certo. Portanto, desconfie de propostas semelhantes e denuncie sempre que puder.