A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social voltou a ser obrigatória. Quem não realizar o procedimento poderá ter os benefícios suspensos. A comprovação pode ser feita pela internet por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Dessa forma, não é preciso sair de casa e ir até uma agência bancária para a prova.
Faça a prova de vida pelo Meu INSS
Os aposentados e pensionistas precisam ter o aplicativo Meu INSS instalado no celular. Quem ainda não tiver um cadastro deve se registrar na plataforma (app ou site) e, depois, seguir os passos para fazer a prova de vida:
- Entrar com CPF e senha;
- Verificar as informações na tela e clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”;
- A prova de vida do INSS requer confirmação por biometria facial. Então é preciso clicar em “Permitir” para permitir o acesso do app à câmera do celular.
- Então é só seguir o tutorial e verificar quais são os passos para realizar a biometria facial;
- Depois é preciso ler com atenção os pontos e clicar em “Entendi”;
- Por fim, seguir as instruções do aplicativo e clicar no botão indicado para tirar a foto;
- Em seguida, você deve ver uma mensagem de validação confirmando que o procedimento deu certo.
Mudanças no Meu INSS
O Instituto informou que as plataformas digitais passaram por atualizações. Agora, cada tipo de pessoa cadastrada verá uma tela inicial diferente, de acordo com o seu perfil. Sendo assim, aposentados e pensionistas terão acesso a uma página principal que mostra número e tipo de benefício, bem como valor e data prevista para o pagamento.
Quem ainda não possui o benefício, por sua vez, terá uma página inicial com simulador de aposentadoria. Por meio dessa ferramenta, o trabalhador poderá conferir o tempo que falta para se aposentar. Os demais serviços do Meu INSS também serão personalizados para os beneficiários, mostrando as informações mais buscadas.
Por exemplo, os segurados poderão acessar a carta de concessão e extrato de pagamento, equivalente ao contracheque, com mais rapidez. Nesse documento, é possível verificar créditos e descontos feitos no pagamento. O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) também será disponibilizado no app e no site, com as entradas e saídas de empresas, recolhimentos e contribuições.